Os números do coronavírus continuam altos na região Noroeste do Paraná. O site da macrorregião para divulgação da lotação dos leitos destinados ao atendimento de pacientes com covid-19 mostra que das 118 vagas de Unidade de Terapia Intensiva/covid-19 (UTI), distribuídas em Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Goioerê, Campo Mourão e Maringá, apenas 13 estão desocupadas.
Na atualização do site realizada às 15h45 de quinta-feira (3), em Umuarama existia apenas uma vaga para UTI/covid-19 no hospital Uopeccan, das 16 unidades destinadas ao atendimento de pacientes com a doença na cidade. Paranavaí também contava com apenas uma vaga de UTI e as 11 vagas restantes estavam divididas em hospitais de Maringá.
No gráfico disponibilizado no site, a quarta-feira (2) foi o dia com maior número de pessoas internadas em UTIs da macrorregião desde o início da pandemia, ao todo 121 pessoas hospitalizadas em decorrência da covid-19. Em comparação com a primeira leva de contagio do coronavírus, agosto havia registrou o maior número de internados em UTIs, sendo 97 pessoas.
No caso das enfermarias destinadas a covid-19 o volume de lotação é menor, com 60,4% de leitos ocupados. Os dados mostram como o vírus vem agravando a saúde dos infectados e lotando as UTIs. Além dos leitos cheios de pacientes, a região também enfrenta a falta de profissionais da saúde, que também estão ficando doentes devido a exposição ao vírus.
NÚMEROS DO PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na quinta-feira (3) mais 2.628 casos confirmados e 75 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O boletim registra também 2.784 casos confirmados retroativos do período entre 27 de abril e 1º de dezembro. Eles estavam em investigação, foram confirmados e automaticamente computados no sistema.
Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 291.244 casos e 6.259 mortes em decorrência do novo coronavírus.
INTERNADOS
Na quinta-feira eram 1.163 pacientes internados com diagnóstico confirmado de covid-19 no Paraná. Destes, 870 ocupam leitos SUS (483 UTI e 387 clínicos/enfermaria) e 293 da rede particular (81 UTI e 212 clínicos/enfermaria).
Há outros 1.547 pacientes internados, 536 em leitos UTI e 1.011 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.
ÓBITOS
A secretaria estadual informa a morte de mais 75 pacientes. São 32 mulheres e 43 homens com idades que variam de 23 a 93 anos. Os óbitos ocorreram entre 25 de outubro e 03 de dezembro. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (22), Umuarama (10), Foz do Iguaçu (3), Jacarezinho (3), Tibagi (3), Cascavel (2), Guarapuava (2), Ibaiti (2) e São José do Pinhais (2). O boletim confiram ainda uma morte em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Antonina, Apucarana, Arapongas, Barracão, Boa Vista do Paraíso, Colombo, Esperança Nova, Irati, Leópolis, Loanda, Marialva, Maringá, Medianeira, Missal, Ouro Verde do Oeste, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Fé, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí e Sarandi.
Fonte:Ilustrado