Irmãos de Alto Paraíso conquistam medalha de ouro e prata na Olimpíada de Matemática


Os irmãos Agata Aparecida Tinti (13 anos) e o Igor Antônio Tinti (15 anos) mais uma vez conquistaram medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No caso de Igor, este é o quarto ano que o adolescente conquista uma medalha no evento nacional. O feito chama a tenção de muitos jovens, os quais gostariam de saber o segredo do sucesso dos moradores de Alto Paraíso.

Na edição da Obmep deste ano, Agata conquistou a medalha de ouro, porém em 2018 a estudante já havia faturado o ouro na olimpíada. Igor começou a disputar em 2016, quando ficou com a prata, em 2017 bronze, 2018 ouro e este ano prata. Segundo a mãe dos estudantes, Shyrleine Aparecida Tinti, o segredo é estudar com prazer, não como obrigação.

Professora da rede Estadual de Ensino, Shyrleine contou a reportagem que desde quando os filhos começaram a vida escolar, ela e o marido incentivam os jovens a irem além do tempo que permanecem estudando na escola. “Como falo para os outros pais. O que podemos fazer para incentivar nossos filhos irem além da escola? Como podemos incentivar suas potencialidades de forma que o estudo se torne um habito prazeroso”, disse.

Ainda segundo a entrevistada, criar uma rotina é importante para o desenvolvimento educacional dos filhos. “Sempre fui exigente na questão da educação, em criar uma rotina. Precisamos verificar, enquanto pais, o que podemos fazer para treinar as habilidades das crianças? O que podemos explorar em casa? Para Agata e Igor estudar não é um castigo”, explicou.

Para Agata, participar das olimpíadas é uma forma de entender o que precisa ser melhorado em seu conhecimento, além de ser prazeroso chegar no fim da caminhada e saber que seguiu a estrada certa. “É muito satisfatório e muito legal ver que conseguimos, que podemos fazer”, disse.

No 1º ano do Ensino Médio, Igor fala que alguns estudantes têm uma ideia errada de aprender o conteúdo. “Estudar não é ler várias vezes e memorizar aquilo. É mais gostoso e prazeroso você ler e buscar entender o que está escrito. Isso para mim é estudar, adquirir conhecimento conteúdo e quando estudamos desse jeito fica bem legal”, finalizou.

Obmep

A 15ª edição da Obmep registrou mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas, de 99,71% dos municípios brasileiros. O torneio é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.

Foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

Objetivo

Criada em 2005, a Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A olimpíada é realizada pelo Impa e pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Fonte: Ilustrado

Site Portal Alto Paraíso PR

, ,