Emater certifica a primeira propriedade de produção orgânica de Xambrê
A Emater de Xambrê (a 22 quilômetros de Umuarama) em parceria com Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus Umuarama, por meio do “Programa Paraná mais Orgânico” da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, certificou na última quinta-feira (14) a primeira propriedade de produção orgânica do município.
A propriedade do casal de agricultores Devanir e Elza Favoreto já está há mais de quatro anos em sistema orgânico de produção, sendo acompanhado por agrônomos e zootecnistas da UEM, o que levou pela qualidade do manejo adotado e pela consciência agroecológica dos agricultores, ao caminho natural da certificação, promovendo a valorização das hortaliças e verduras produzidas e comercializadas no local e na Feira Faisca, todos os sábados, a partir das 16h, em Umuarama.
A Emater de Xambrê desenvolveu o plano de trabalho integrado passando pelo estudo de caso da propriedade, pela adequação da documentação, auxiliando na pré-auditoria e, finalmente agendando a auditoria de verificação da conformidade orgânica realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
O trabalho contou ainda com o apoio da Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes (Faisca), da Secretaria Municipal de Agricultura de Xambrê e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Na entrega do certificado de conformidade orgânica estavam presentes produtores rurais, representantes do município de Xambrê, como o prefeito Waldemar dos Santos Ribeiro Filho, secretários, vereadores e técnicos.
(Fotos: Thiago Casoni)
Fonte: Portal da Cidade Umuarama