Irmãos de Alto Paraíso recebem medalha de ouro Nacional em Matemática
Igor e Ágata Tinti colecionam novas medalhas em competição de Matemática
Foi realizada ontem em Salvador (BA) a cerimônia de entrega das medalhas de ouro da OBMEP de 2018 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Ao todo 500 alunos receberam a medalha de ouro. Do Núcleo Regional de Umuarama, quem recebeu a medalha foi o casal de irmãos de Alto Paraíso, Igor e Ágata Tinti.
Essas medalhas são divididas em nível 1: alunos do 6º e 7º anos, nível 2: alunos do 8º e 9º anos e nível 3: alunos do Ensino Médio, sendo que 29 medalhas são para o Paraná e 2 delas para Alto Paraíso, para alunos do Colégio Estadual Vila Alta. Igor Antônio Tinti, que ano de 2018 cursava o 9º ano, foi o 11º colocado do Paraná, no nível 2, e o 141º do Brasil. Igor também foi medalhista nesta mesma olimpíada em 2017, medalha de bronze e em 2016, medalha de prata. Em 2018 foi medalha de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).
Em 2019 está bem classificado na Oba (que ainda aguarda o resultado oficial) e está classificado para a segunda fase da OBMEP 2019. A outra medalha a vir para o Alto Paraíso é de Ágata Aparecida Tinti, que em 2018 cursava o 6º do Ensino Fundamental, conquistando a 7ª colocação do nível 1 do estado do Paraná e a 143ª colocação em nível de Brasil.
Em 2018 foi medalha de prata na OBA. Igualmente ao seu irmão Igor, está bem classificada na OBA 2019 e classificada também para a segunda fase da OBMEP, que acontecerá em setembro. Os dois alunos de Alto Paraíso retornam hoje de Salvador. Ao todo, 7 estudantes da região de Cascavel embarcaram rumo à cerimônia em companhia da coordenadora regional da OBMEP, Fabiana Magda Garcia Papani, também da cidade de Cascavel.
Coordenadora Fabiana com os premiados em Salvador antes da viagem