Onça parda é capturada em chácara de São Jorge do Patrocínio


Uma situação inusitada foi registrada nesta segunda-feira (20) em São Jorge do Patrocínio. Uma onça parda foi avistada em cima de um pé de manga em uma propriedade rural, próxima da cidade.

Equipes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Unipar de Umuarama, além da Secretaria de Meio Ambiente de São Jorge foram acionadas para se deslocar até a chácara. De acordo com Leandro Ferrari Dutra, técnico do IAP, no local foi verificado que se tratava de uma fêmea adulta, com aproximadamente 20 quilos.

A maior preocupação era de que ela fosse para a cidade, tendo em vista que a propriedade está situada perto da zona urbana.

Dutra comentou que provavelmente o felino tenha se refugiado em cima da árvore devido aos cães da chácara. Ele explicou a OBemdito, que foram ministrados dardos tranquilizantes para retirar a onça da árvore.

Na sequência, o professor Salviano Tramontin Belettini, Médico Veterinário responsável pelo setor de animais silvestres da Unipar, realizou uma avaliação e acompanhamento do felino no trajeto até o Parque Nacional de Ilha Grande. O profissional ainda esperou a onça parda despertar e seguir para a natureza.

O técnico do IAP ressaltou que a aparição da onça em São Jorge causou certo espanto, pelo fato de que os moradores não tinham identificado nenhum indício de sua presença nos últimos dias. No entanto, ele disse que este tipo de animal é até comum na região.

Fonte:OBemdito

Site Portal Alto Paraíso PR

,