Criança de dois anos tem gripe H1N1 confirmada em Tapejara


Um novo caso de gripe foi confirmado na região, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na quarta-feira (11). A nova confirmação é do município de Tapejara e se trata de uma menina de dois anos de idade, que contraiu o vírus Influenza A(H1N1). De acordo com a assessoria da pasta, ela não tomou a vacina - mesmo estando no público-alvo - mas já está curada.
Outro caso foi o de uma bebê de dois meses, também moradora de Tapejara foi registrado, porém as duas crianças já estão curadas.
Em todo o estado, mais 10 mortes por gripe foram confirmadas entre os dias 2 e 9 de julho, totalizando 39 óbitos. Londrina foi a cidade com o maior aumento, passando de três para sete mortes pela doença. Guarapuava registrou duas mortes a mais do que no boletim anterior. Os outros óbitos foram em Curitiba, Cascavel, Sarandi e Santo Antônio da Platina.
Desde o início do ano, 365 pessoas foram diagnosticas com a doença no Paraná.  Em relação ao mesmo período de 2017, o número de mortes dobrou; no ano passado, eram 187 casos de gripe confirmados e 25 mortes.
De acordo com o boletim desta semana, metade dos casos é de pacientes na faixa etária do público-alvo da vacina. Foram 74 casos de gripe em crianças com menos de cinco anos (20,39%) e 108 notificações em pessoas com mais de 60 anos (29,6%).
BAIXA ADESÃO
Com o fim da campanha nacional de imunização contra a gripe, o Governo do Estado liberou as doses restantes para toda a população.

Fonte: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Site Portal Alto Paraíso PR

,