Aviões pulverizadores reforçam combate a incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande


Dois aviões pulverizadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão ajudar no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre o Paraná e Mato Grosso do Sul desde o dia 11. As aeronaves chegaram nesta quarta-feira (20) a Guaíra, no oeste paranaense.

Segundo a direção do parque, a previsão de que o fogo seria controlado entre terça-feira (19) e esta quarta não se concretizou por conta de mudanças climáticas, que fizeram o fogo transpor o aceiro preparado para contê-lo, já próximo de Altônia, no noroeste do Paraná.

“As condições do tempo não colaboraram. E, quando o fogo foi se aproximando do aceiro preparado para o combate, o vento acelerou e faz com que o transpusesse. Por isso, não foi possível acabar com o incêndio como estava programado para ontem [terça]. Com as aeronaves e os brigadistas por terra vamos tentar fazer isso agora à tarde e mais à noite”, explicou o chefe do parque, Romano Pulzatto Neto.

Os aviões serão abastecidos por caminhões-pipas e seguir para a região onde se concentra o incêndio, a cerca de 30 km de Guaíra. Ainda de acordo com a direção da reserva, o fogo - provavelmente provocado por um raio - já consumiu cerca de 15 mil dos 78,7 mil hectares de vegetação. Mais brigadistas e voluntários também foram convocados para auxiliar no trabalho.

O último grande incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande foi registrado em 2012, quando mais de 20 mil hectares foram consumidos pelo fogo. A reserva abrange parte dos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio (PR), Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo (MS).

Fonte: G1 PR

Site Portal Alto Paraíso PR