Eclipse solar total acontecerá no dia 21 de agosto


No dia 21 de agosto será registrado um fenômeno raro, um eclipse solar total. Observadores de todo o mundo se preparam para acompanhar o sol escurecendo lentamente atrás da lua. Porém, apenas quem estiver nos Estados Unidos terá o privilégio de ver o fenômeno em toda sua magnitude.

A totalidade do eclipse solar deste mês poderá ser vista apenas dos EUA, porém ele poderá ser observado parcialmente em toda a América do Norte, América Central e norte da América do Sul. Em algumas regiões do nordeste brasileiro será possível presenciar o evento de forma parcial.

Para quem não mora nestas localidades, a alternativa será acompanhar pela internet. Vários sites transmitirão o eclipse, com informações em tempo real de profissionais da área.

Diferencial

Durante o ápice do eclipse, quando todo o disco solar é encoberto pela Lua, os gases borbulhantes que formam a coroa solar acendem e podem ser vistos com clareza, e isso apenas acontece em eclipses solares totais, já que os anulares não encobrem todo o disco do Sol.

O sol ficará totalmente encoberto pela lua por pouco mais de 2 minutos. 

Fonte: Galeria do Meteorito

Site Portal Alto Paraíso PR