1ª Feira do Meio Ambiente é Realizada em Alto Paraíso





Foi realizada na semana que passou a 1ª Feira do Meio Ambiente de Alto Paraíso. O evento ocorreu no Colégio Estadual Vila Alta e envolveu os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de professores, o diretor Eusébio Pereira dos Santos, além de outros parceiros como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e toda a Prefeitura, além da Emater. Além dos alunos, centenas de moradores foram até a escola conferir de perto a exposição. 

Em cada uma das salas de aula do colégio, foram montados os estandes com os temas abordados. E os estudantes, ao lado dos professores e das professoras, se responsabilizaram pelas exposições aos visitantes. Entre os temas abordados na feira estavam a pesca predatória com exibição das medidas dos peixes que devem ser observadas pelos pescadores não ter problemas com a fiscalização nem com a agressão ao estoque pesqueiro. 

Em outra sala foram apresentados alguns dos animais em extinção devido à caça e às queimadas. Outro tema em destaque foi a coleta seletiva, onde foram mostrados os benefícios do serviço para a qualidade de vida de uma cidade. O ataque e as formas de controle das formigas cortadeiras foi assunto destacado pelos participantes da feira. E chegaram confeccionar até uma formiga gigante para chamar mais a atenção do público.

A conservação do solo também ganhou espaço especial na Feira, já que é um dos problemas que também chamam a atenção em Alto Paraíso e região. E os alunos mostram que estão consciente da importância do uso sustentável do solo para um plantio mais seguro. Sem isso, a erosão avança, diminui a produtividade no campo e causa mais prejuízos aos produtores. 

A importância da preservação da mata ciliar e o Parque Nacional de Ilha Grande, no rio Paraná, também foram temas da Feira. Apesar de ter parte no município de Alto Paraíso, muita gente ainda não conhece alguns detalhes do parque que é a maior reserva natural da região. A feira foi uma forma de mostrar aos moradores parte das belezas e da necessidade de conservação da área, incluindo a mata ciliar. 

O diretor Eusébio fez questão de agradecer a todos que estiveram envolvidos no preparo, organização e realização da feira. “Foi uma união de esforços que gerou um resultado positivo”, disse. O secretário da Prefeitura, Job Rezende também elogiou a Feira que, para ele, foi uma das melhores já realizadas na cidade. E a diretora do Meio Ambiente, Márcia Juliana Nogueira, acompanhou de perto o evento e disse que ficou emocionada com a participação ativa dos alunos e da comunidade. “Esse foi apenas um de muitos outros eventos que realizaremos em favor do meio ambiente local e regional”, disse.

Site Portal Alto Paraíso PR