Tempestade com ventos de até 124km/h destroem cidades do Paraguai




Um forte temporal afetou vários municípios do estado de Alto Paraná, no Paraguai, e muitas localidades estão sem serviço de energia elétrica, com estradas vicinais bloqueadas.

As cidades mais afetadas são Naranjal, Santa Rita e Porto Irala que ficam ao sul do estado de Alto Paraná, afetado com chuvas torrenciais e problemas no serviço de energia elétrica. Devido à tempestade a Expo Santa Rita foi cancelada, ficando com vários estandes destruídos e equipamentos danificados, mas ninguém ficou ferido.

Em Cidade do Leste muitas árvores postes e galhos foram derrubadas pelo vento e algumas casas foram destelhadas.

Quase 50% das estações que fornecem energia no estado do Alto Paraná ficaram fora de serviço a tarde toda devido à grande quantidade de árvores Galhos e postes caídos.

Cerca de 40 dos 82 alimentadores de energia foram afetados, segundo o engenheiro Alfredo Arguello, encarregado da empresa de energia em Alto Paraná e Canindeyú.

Assunção

Pelo menos 20 árvores caíram ou foram arrancadas pela raiz pela tempestade acompanhada de fortes ventos registrados na capital paraguaia na tarde deste sábado (13), segundo a Direção de Serviços Urbanos da Cidade de Assunção. A tempestade foi acompanhada por ventos de até 124 km por hora.

O temporal também causou destruição no estado Central e várias cidades do interior também foram atingidas inclusive o aeroporto internacional Silvio Pettirossi de Luque.

Foram danificadas duas aeronaves. O teto de um hangar caiu e o muro do aeroporto também veio ao chão devido à forte chuva.

Interior 

Quanto ao leste do país, de acordo com um relatório preliminar, dos 82 alimentadores, incluindo os estados de Alto Paraná e Canindeyú, 40 estavam fora de serviço devido a ventos fortes e danos causados às linhas de distribuição na área, principalmente afetando as cidades de Presidente Franco, Ciudad del Este, Naranjal, San Cristobal, Curuguaty, Santa Rita, entre outros.

“Neste momento já regularizamos várias áreas no leste e em locais com maiores problemas restamos trabalhando intensivamente com equipes de distribuição, realizando o conserto de linhas e filiais em circuitos de média tensão”, afirma nota expedida pela Administra Nacional de Energia Elétrica do Paraguai.

Fonte:A Gazeta

Site Portal Alto Paraíso PR