Saúde confirma primeiro caso de morte por gripe em Cascavel


A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, confirmou nesta quarta (19) o primeiro caso de morte por gripe na cidade este ano. A vítima é um homem de 50 anos, morador de São Miguel do Oeste (SC), que estava de passagem pela região quando passou mal e procurou o sistema de saúde.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná contabilizava até segunda (17) apenas uma morte por Influenza no ano. A paciente era uma idosa de 79, que morreu em fevereiro em Maringá, no norte, por complicações causadas pelo vírus Influenza B. Ela não havia tomado a vacina contra a gripe.

O motorista de ônibus, que era diabético, foi atendido da UPA do Bairro Veneza e transferido para o Hospital Universitário, onde morreu no domingo (16). Os exames identificaram o vírus Influenza H3N2.

Segundo a médica da Vigilância Epidemiológica de Cascavel, Maria Fernanda Ferreira, este é um tipo comum de gripe para esta época do ano, mas que pode se agravar dependendo das condições de saúde do paciente.

“Embora o paciente estivesse de passagem por Cascavel e chegou doente aqui, esse óbito serve de alerta para os cuidados de prevenção neste período propício para gripes de vários tipos, que podem ser mais graves em determinados grupos, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas”, observou a especialista.

Fonte: Globo

Site Portal Alto Paraíso PR