Dupla de Pérola é presa por pesca com arpões em Porto Figueira
Dois homens foram presos em fragrante pela Polícia Ambiental de Umuarama durante pesca predatória com o emprego de arpões na região de Porto Figueira, em Alto Paraíso. A dupla foi surpreendida na tarde de segunda-feira (10).
Após denúncia, policiais foram ao local onde os infratores teriam deixado seu veículo estacionado, próximo à rampa de acesso ao rio, e aguardaram. A abordagem ocorreu quando um dos pescadores retornou.
No barco, os policiais localizaram Cascudos, um Pintado, três arbaletes e duas roupas de mergulho com máscaras e snorkels. Os peixes apresentavam sinais de ferimentos por arpão. Para espécies nativas, a pesca com uso desses aparelhos é considerada proibida.
Os infratores foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra e autuados. Como agravante, a pesca predatória era praticada em uma unidade de conservação federal, a APA (Área de Proteção Ambiental) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.
Todos os aparelhos utilizados na pescaria foram apreendidos, inclusive o barco e o motor. Os peixes, totalizando quase 35 quilos, foram doados para uma entidade beneficente de Icaraíma.
Além de responderem pelo crime, que tem pena de 1 a 3 anos, os infratores, que são moradores de Pérola, serão autuados administrativamente (multados) pelo Instituto Chico Mendes, órgão gestor da unidade de conservação.
Os nomes não foram divulgados pela Polícia Ambiental.
Fonte: OBemdito
Apoio: