Família de jovem morto em acidente em Icaraíma atende seu desejo e doa órgãos


A família do jovem João Carlos Rodrigues, 22 anos, que faleceu após não resistir aos ferimentos provocados por um grave acidente de moto, no sabado (6), atendeu o pedido manifesto em vida e autorizou a doação de órgãos. A morte encefálica foi comprovada pela junta médica do Hospital Norospar, de Umuarama, na noite de terça-feira (9).

A captação será realizada por uma equipe de Maringá, que irá avaliar que órgãos poderão ser doados. Os rins já têm receptores à espera. A captação deve ter início por volta das 19h30 desta quarta-feira (10).

“Quando a assistente social falou comigo sobre a doação, fiquei em dúvida. A minha mãe, com quem ele morava, não queria. Eu estava junto dele, quando a namorada me ligou contando que ele sempre comentava que, se morresse, doaria os órgãos. Senti que era a vontade dele e resolvi autorizar”, conta a mãe Lucilene Souza, que estava muito comovida e emocionada.

“Se pudesse dizer algo para o meu filho agora, diria que ele foi muito importante para nós. Que o amava, que doei seus órgãos para fazer outras famílias felizes e que ele vai continuar existindo nas vidas que vai ajudar a salvar”, declarou a mãe.

João Carlos cursava o último ano de Educação Física na Unipar e trabalhava como personal trainer em uma academia de Icaraíma, onde morava com a avó Maria Cândida Oliveira Souza. 
O pai, Aparecido Rodrigues e os irmãos Heloyza, Adrielly e Erick também acreditam que doar os órgãos era a vontade de João Carlos.

“É o certo. Meu irmão era jovem, alegre, saudável, apaixonado pela vida. Além disso, era a vontade dele. Ele vai ajudar outras pessoas a viverem melhor”, disse a irmã Heloysza.
João Carlos era um esportista, malhava todos os dias na academia e tinha uma paixão incondicional pelo Corinthians. Andar de jet-ski, de moto, curtir a companhia dos irmãos e da legião de amigos eram os programas preferidos do jovem, que deixa muita saudade.

O acidente

João Carlos trafegava com sua moto, uma Honda CB-300, pela estrada que liga Icaraíma a Porto Camargo, por volta das 20h30 de domingo, quando um veículo Ford Versailles, placas de Santo Inácio-PR, cruzou a pista e acertou o jovem, que sofreu ferimentos graves.

Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado para a UPA de Icaraíma. Depois de avaliado, ele foi transferido para o Hospital Norospar, de Umuarama. Apesar de todos os esforços para salvar sua vida, os ferimentos foram gravíssimos e a morte encefálica foi constatada na noite de terça-feira (9).

Fonte: OBemdito

Apoio:

Site Portal Alto Paraíso PR