Adesão em vacinação contra Aftosa ainda é baixa
Termina no dia 31 de maio, a primeira etapa de vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa no Paraná. Segundo o Núcleo Regional da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), em Umuarama, apena 38% dos animais foram vacinados na cidade.
A expectativa do Governo do Paraná é que 4,1 milhões de cabeças sejam imunizadas até o fim da campanha. Para o médico veterinário da Adapar, Jesus Pereira Camacho a baixa procura é esperada, já que muitos produtores deixam para fazer a vacinação na última semana. “Em todos os anos, a última semana da vacinação é a que mais recebemos as confirmações, quando os produtores nos trazem os comprovantes.
E este ano, as chuvas também atrapalharam, deixando os currais bem molhados e prejudicou o trabalho”, informou Jesus. Devem ser imunizados animais com até 24 meses de idade. As vacinas podem ser adquiridas em casas veterinárias e depois de vacinar o rebanho, o criador tem até o dia 31 de maio para comprovar a aplicação do medicamento. Quem não comprovar estará sujeito à multa de R$ 98,20 por cabeça de gado.
No ano passado, na primeira etapa da vacinação 421.381 foram imunizados e a meta segue para 2016. “Mesmo com a poucos registros nestas primeiras semanas é muito difícil não atingirmos o 100% dos animais vacinados. Depois de multados, nós sempre fazemos uma fiscalização e vamos atrás daqueles criadores atrasados”, informou Jesus. A segunda etapa da campanha será em novembro.
Em 2015, esta registrou a participação de98% das 919.317 cabe- ças de gado dos 20 municípios que compreendem a superintendência de Umuarama. STATUS - O Paraná detém o status internacional de Livre de Febre Aftosa Com Vacinação e está há 10 anos sem registro de febre aftosa no seu território, assim como também não há registro da doença nas Américas desde 03 de janeiro de 2012.
Fonte: Tribuna Hoje