Saúde confirma primeira morte do ano por gripe H1N1 em Umuarama


A 12º Regional de Saúde confirmou a primeira morte do ano por gripe H1N1 em Umuarama. A paciente é uma senhora de 92 anos que residia na área central. Ela deu entrada no hospital São Paulo no dia 14 de março com uma pneumonia e acabou falecendo no dia primeiro de abril.

Um outro caso está sendo investigado e envolve a morte de uma mulher de 36 anos, que faleceu no dia 11 de abril. O resultado será divulgado na próxima semana.

Ao todo, o município contabiliza três casos confirmados. "Nos testes realizados em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, internados na UTI, três deram positivo", explica a chefe de Vigilância em Saúde, Aletheia Patrícia Busch.

Campanha

A Secretaria Municipal de Saúde se preparou para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que terá início na próxima segunda-feira (25). Os enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde e demais setores da pasta participaram de um treinamento sobre a ação.

Os profissionais foram orientados sobre a distribuição das doses, aplicação, público-alvo e demais detalhes que são importantes para que a campanha tenha a eficácia esperada.

A metodologia de vacinação seguirá critérios de grupos prioritários, como crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos, funcionários do sistema prisional e doentes crônicos.

A meta de imunização está estimada em 70 mil pessoas na região de Umuarama.

Fonte:OBemdito

Apoio:

Site Portal Alto Paraíso PR