Hospital de Câncer será inaugurado hoje em Umuarama


Depois de muita espera, nesta sexta (04), inaugura o Hospital Uopeccan e o também hospital regional de Umuarama. A cerimonia acontecerá às 10h da manhã em frente à nova unidade hospitalar com a presença do Governador do Paraná, Beto Richa, Secretá- rio Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, Ministro da Saúde, Marcelo Castro, Prefeito Moacir Silva, deputados federais e estaduais, vereadores e demais lideranças municipais e regionais.

O atendimento aos pacientes começará oficialmente na próxima segunda-feira (07). Segundo a diretoria do hospital, a previsão de atendimento inicial da unidade será de 600 pessoas diariamente, no entanto, a capacidade é de 900 pessoas. A área de abrangência se estende para 85 municípios da com total 1,2 mil habitantes, pertencentes às regionais de Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte, Mato Grosso do Sul, entre outras regiões. De acordo com o diretor do Conselho Deliberativo, Wanderley Rosa , a unidade está pronta para atendimento.

O único equipamento que falta chegar é o acelerador linear. Mesmo com a falta do aparelho, o atendimento será feito normalmente, no entanto, pacientes que precisarem de radioterapia precisarão se deslocar até Cascavel para realizar tratamento. A manutenção dos serviços do novo hospital será mantida através dos atendimentos realizados pelo SUS, convênios e particulares. A estrutura física da nova unidade, conta com uma área construída de 18.183,37 m², em um terreno de 10.000 m² e, atenderá todos os tipos de neoplasias desde o diagnóstico, tratamento e cura do câncer.

Atendimentos de baixa e média complexidade também serão oferecidos. Inicialmente serão 215 leitos de internação, sendo 20 leitos de UTI, 12 leitos de quimioterapia de longa permanência, 09 leitos de pronto atendimento, 09 salas cirúrgicas, serviço de radioterapia e 60 leitos para a Casa de Apoio ao paciente de câncer.

Fonte:Tribuna Hoje

Site Portal Alto Paraíso PR