Paraná tem mais de mil casos de dengue confirmados


O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que desde agosto até o dia 23 de dezembro, 1.281 casos de dengue foram confirmados no Paraná: 1.204 autóctones e 71 importados. 

Dos 399 municípios do Estado, 86 tiveram casos de dengue confirmados. Até o momento, pelo menos quatro cidades já estão em situação de epidemia: Munhoz de Mello, Santa Isabel do Ivaí, Itambaracá e Guaraci. 

O número de notificações no Paraná, que incluem pacientes que realizaram exames para confirmação da doença, é de 13.103. Deste total, 6.987 casos já foram descartados e os demais aguardam resultados. 

As cidades com maior número de notificações são Londrina (2.747), Maringá (1.013) e Foz do Iguaçu (811). 

Já os municípios com maior número de casos confirmados são: Paranaguá (294), Foz do Iguaçu (182), e Londrina (168). 

Conforme o último boletim da Sesa na região Oeste do Paraná foram confirmados 232 casos de dengue; 210 são autóctones e 22 importados. A região de Foz do Iguaçu corresponde a 78% dos casos. 

As ações de combate à dengue são contínuas, mas diante desta estação que tem temperaturas altas e clima chuvoso, o que favorece a criação do mosquito Aedes aegypti, os serviços de saúde pedem que a população redobre os cuidados, evitando jogar lixo em locais abertos e, sobretudo, recipientes que acumulem água. 

Além da dengue, a transmissão de outras doenças como zika vírus e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti é um motivo a mais para que haja preocupação. 

Fonte:Catve.com

Site Portal Alto Paraíso PR