São Jorge do Patrocínio: Polícia Ambiental de Umuarama resgata porco do mato e aves mantidos em cativeiro


Um homem foi autuado nesta terça-feira, (08) em uma propriedade rural próxima ao Porto Paracaí, município de São Jorge do Patrocínio, por manter diversos animais silvestres em cativeiro.

Além de possuir sete aves silvestres, entre elas pássaros-pretos, curiós e trica-ferros, em gaiolas e sem autorização, o infrator também tinha em cativeiro um filhote de queixada, mais conhecido como porco-do-mato, nativo da região, e disse que pretendia domesticá-lo. Os policiais encontraram ainda dois tatus-galinha abatidos e congelados que, segundo o caçador, foram capturados com a ajuda de cães. 

Foi lavrado termo circunstanciado e o infrator responderá pelo crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, cuja pena poderá ser agravada em razão dos animais terem sido capturados em uma Unidade de Conservação Federal (Área de Proteção Ambiental do Rio Paraná). 

As aves foram soltas após passarem por avaliação de um veterinário e o porco-do-mato deverá permanecer em observação por ainda necessitar de cuidados.

Fonte: Brandão Junior

Site Portal Alto Paraíso PR