Programação de Natal de Umuarama terá apresentações e concurso


Há menos de um mês para o Natal, a decoração em ruas e avenidas de Umuarama, no noroeste do Paraná, está quase pronta. A chegada do Papai Noel na cidade será no dia 4 de dezembro, na Praça Hênio Romagnoli, e a programação ainda terá apresentações artísticas, show pirotécnico e acionamento oficial da decoração luminosa. 

A casa do Papai Noel ficará aberta todas as noites, até o dia 23 de dezembro. Na Praça Santos Dumont, entre os dias 10 e 22 de dezembro, músicos, dançarinos e atores se revezam no palco com diversas apresentações. 

Decoração 

Este ano, a prefeitura ainda vai premiar as melhores decorações natalinas. A terceira edição do concurso que estimular a população a decorar a própria casa. Os interessados devem baixar o formulário de inscrição, que está no site da prefeitura, até 4 de dezembro, e depois entregar o documento na sede da Fundação de Cultura e Turismo. 

Serão avaliadas decorações em casas, comércios e condomínios. A ideia da Fundação de Cultura e Turismo é fazer com que toda a cidade tenha detalhes natalinos. 

“Em virtude do comércio e do fluxo de pessoas, as decorações natalinas são mais concentradas na área central. Queremos estimular as pessoas a decorarem suas residências para que esse clima chegue a outros pontos e bairros do município”, diz a superintendente da Fundação de Cultura e Turismo, Edlainy Cavalcante. 

As decorações serão avaliadas conforme critérios de criatividade, originalidade, iluminação, beleza e espírito natalino. Os vencedores ganharão um notebook e um troféu. A premiação será feita no dia 18 de dezembro, na Praça Santos Dumont. 

Para decoração natalina, a prefeitura de Umuarama estima que gastará R$ 270 mil. Serão instalados 7,5 mil cordões com 100 mini lâmpadas cada, além de 37 mil metros de mangueiras com minileds, totalizando quase 2,5 milhões de mini e micro lâmpadas. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) também deve instalar mais de 20 mil metros de mangueiras luminosas.  

Durante todos os dias de programação natalina, a prefeitura ainda vai disponibilizar o Noel Bus, um ônibus temático que vai percorrer os principais pontos de decoração.

Fonte: G1 PR

Site Portal Alto Paraíso PR