Câmeras serão usadas para multar motoristas infratores em Umuarama

Imagem Ilustrativa

A Divisão de Trânsito (Umutrans), ligada à Prefeitura de Umuarama, na região noroeste do Paraná, vai começar a aplicar multas a partir de domingo (1º) a motoristas infratores por meio das imagens flagradas pelas câmeras de videomonitoramento.

A cidade possui 10 câmeras que já flagram irregularidades no trânsito. Na rotatória da Avenida Santos Dumont, por exemplo, a maioria dos motoristas costuma avançar sobre a faixa de pedestres.

Outra imagem da Umutrans revela um caminhoneiro parado com o veículo por cerca de 15 minutos entre duas faixas de trânsito. Neste caso, um carro policial chegou a ser acionado pela central de videomonitoramento, entretanto, antes que a equipe chegasse ao local o caminhoneiro cometeu mais uma irregularidade: voltou de ré, pela mesma avenida, até não ser mais visto nas câmeras nem localizado pelos agentes.

Conforme a Umutrans, até então as infrações eram punidas se uma equipe de trânsito fosse até o motorista para oficializar a multa. Agora, com a nova medida, os agentes poderão emitir multas após a irregularidade ser flagrada pelas câmeras.

Segundo a Umutrans, a prática é permitida pela legislação de trânsito. Entre as infrações que poderão ser percebidas pelo sistema de videomonitoramento estão o não uso do cinto de segurança e o emprego do celular na direção do veículo.

“Claro que estas autuações serão feitas a partir do momento em que o agente de trânsito que está aqui na central visualizar e tiver segurança quanto à identificação da infração e do condutor”, afirma o diretor da Umutrans, Elizeu Vital.

Fonte: G1 Paraná

Site Portal Alto Paraíso PR